Sustentabilidade

interagir com o mundo, preservando o meio ambiente

A Quinta São José dos Montes é um Centro de Retiros com Turismo Rural e Glamping autossustentável, com uma gestão familiar, com o intuito de reconectar os visitantes com a sua natureza envolvente (exterior e interior). Recebe grupos regularmente que promovam atividades para uma vida mais saudável e sustentável.

É nosso objetivo inspirar outras pessoas a fazer mais e melhor pela saúde do nosso planeta e pelo futuro das novas gerações. Temos, por isso, uma abordagem sustentável em energia, água, gestão de resíduos, edificações e consciencialização ambiental, tentando minimizar o impacto ambiental em tudo o que produzimos.

A Quinta possui água de furos artesianos, o consumo de energia provém de fontes renováveis, através de painéis solares fotovoltaicos que alimentam a casa principal e o Turismo e á também abastecida por um sistema de aquecimento solar de água e uma caldeira a pellets de resíduos orgânicos. A iluminação externa e interna utiliza tecnologia LED.

O nosso sistema de compostagem permite enriquecer os solos, promovendo o aumento da atividade microbiana e a capacidade de retenção de água e, por sua vez, num aumento da fertilidade dos solos. Anualmente, já conseguimos produzir algumas toneladas de composto, proveniente das hortas, dos resíduos verdes e castanhos e de todo os resíduos produzidos pelo espaço.

Pode-se usufruir dos animais da Quinta, como os Cavalos, o Burro, os Cães de Gado, os Gatos, as Galinhas, as Ovelhas, as Cabras, as Salamandras, e tantas tantas aves que sobrevoam os Montes e todo este espaço envolvente.

Morada

Estrada dos Montes, Nº134
2300-087 Olalhas – Tomar
Portugal

© Quinta São José dos Montes.