Retiro Meditação e Silêncio (GRATUITO) 28 Nov – 8 Dez 2025
Retiro Meditação e Silêncio (GRATUITO)
28 Nov – 8 Dez 2025
Início 28 Nov (6ª) 15h
Fim 8 Dez (Dom) 15h
Este ano 2025 celebramos a 10ª Edição deste Retiro de Meditação e Silêncio. Têm sido anos de grande crescimento pessoal e também relacionado com este encontro.
Este ano as inscrições são limitadas a 150 pessoas.
Nesta celebração do 10º ano, sentimos fazer algo um pouco diferente e criar algo que se enquadra ainda mais com a nossa filosofia de vida. Dar espaço a um encontro destes, mas com práticas de meditação cada vez mais globais e holísticas. No fundo, uma linguagem mais universal, ecuménica e eclética e uma abordagem inclusiva que integra práticas de atenção plena, não apenas inspiradas no hinduísmo, mas noutras tradições espirituais e filosóficas, das quais também nos sentimos conectados. Práticas de atenção plena inspiradas nas diversas culturas e crenças, do nosso planeta, respeitando a diversidade e valorizando a essência comum que conecta a humanidade. Essa visão transcende dogmas e baseia-se em princípios universais como a presença no momento, a conexão com o sagrado, de acordo com a crenças individuais e um sentido compaixão universal.
Iremos vivenciar diferentes técnicas e métodos que nos vão auxiliar a tornar consciente o momento presente através do silêncio. Serão realizadas meditações em silêncio, yoga, respiração consciente, vocalização de mantras, meditações guiadas em movimento, caminhadas na natureza, dança. As práticas de atenção plena são acessíveis a todos, independentemente de religião ou filosofia, pois está enraizada na capacidade humana de observar o momento presente. São incluídos elementos de diferentes tradições desde a tradição hindu, budista, judaica, cristã, sufi, indígena, entre outras, respeitando as crenças de cada participante.
Estaremos em silêncio em todos estes dias, apenas daremos as instruções durante as atividades, mas permanecemos em silêncio nos restantes momentos. Se sente que está preparad@ para aceitar este desafio de silenciar as palavras e a mente, participe connosco.
Irá compreender como o silêncio nos contagia de paz e tranquilidade. Levará consigo inúmeras ferramentas para poder meditar sozinho ou noutros grupos.
A prática individual da Meditação é essencial, no entanto, quando meditamos em grupo conseguimos criar uma sinergia ainda maior que potencia ainda mais o propósito da mesma.
Ativa regiões adormecidas do cérebro, ajudando a rejuvenescer a saúde cerebral e biológica. Melhora a autoestima, o humor, dá-nos mais clareza, concentração e foco.
A prática da Meditação é muito antiga, remontando às tradições orientais. Existem diferentes filosofias, vias, métodos e técnicas. Alguns exemplos são a meditação transcendental, as meditações ativas, vipassana, mindfulness, oração, meditação zen, taoista, budista, rodopio dervixe sufi, etc. Os caminhos da meditação são inúmeros, mas a finalidade é só uma: estar presente, esvaziar a mente, entrar num estado de não agitação e de alerta no momento e no silêncio.
Retiro Gratuito
Este Retiro é gratuito, assim como o alojamento em Camping (tenda própria).
Cobramos apenas as refeições (Vegan). Para o caso de pretenderem ficar noutro tipo de alojamento, que não o Camping, solicitem-nos as tarifas referentes.
Se não puder participar nos dias todos 28 Nov – 8 Dez, poderá vir menos dias, mas apenas aceitamos a participação mínima de 4 dias / 4 noites, não menos do que isso. Fale connosco!
Valor das Refeições:
25€ valor das Refeições Vegan* por dia
Depois de aprender a meditar, compreenderá que não necessita de nenhum tipo de equipamento especial, nem nenhum tipo de dependência de pessoa, grupo mestre ou guru. Somos os Mestres de nós próprios!
Como acreditamos que meditar está ao alcance de todos, realizamos este retiro gratuitamente com o propósito de partilhar ferramentas para o seu dia a dia e de nos juntarmos cada vez mais seres humanos a meditar e a buscar a paz que tanto necessitamos.
Esperamos a sua inscrição para meditarmos juntos!
Orientadores:
Rui Sebők Bizarro
Krisztina Sebők Bizarro
Outros Convidados
Bruno Cruz
Local:
Quinta São José dos Montes
Tomar
quintasaojosedosmontes.com
projetosimplesmente.pt
projetosimplesmente@gmail.com