![](https://quintasaojosedosmontes.com/wp-content/uploads/2022/02/yoga-and-meditation-ze-pratas.jpg)
Yoga and Meditation Retreat
Expansão da Consciência e Libertação de Energia
Quinta de S. José dos Montes, Tomar, 11-13 Março 2022
Sexta 11
17:00 – chegada
18:00 – prática de asana e pranayama
20:00 – jantar
21:15 – kirtan e meditação
Sábado 12
08:00 – meditação dinâmica com mobilização articular e mobilidade suave
09:00 – pequeno-almoço e tempo livre
11:20 – prática de asana com foco nos bandhas, pranayama, yoganidra e meditação
13:15 – almoço e tempo livre
14:45 – passeio ao lago, conversa aberta : o que é o Tantra. kirtan à beira do lago
17:00 – prática de mantra, yantra e mandala – com o tema dos chakras
18:00 – prática de asana com o tema Expansão da Consciência e Libertação de Energia
20:00 – jantar
21:15 – yoganidra com viagem sonora
Domingo 13
07:45 – neti e pranayama
08:15 – meditação dinâmica com mobilização articular e mobilidade suave
09:00 – pequeno-almoço e tempo livre
11:20 – prática de asana com o tema Expansão da Consciência e Libertação de Energia
13:15 – almoço e tempo livre
15:15 – conversa aberta: Tantra no quotidiano, expansão e libertação para uma Vida mais inteira
16:30 – kirtan, dança e meditação de encerramento
Todas as práticas são orientadas pelo Zé Pratas, contando com a assistência do André Baptista que conduz as práticas de kirtan e viagem sonora.
Este programa está sujeito a alterações.
As práticas propostas têm o objetivo de criar um programa bem preenchido, mas como é natural, não são obrigatórias. Cada participante faz apenas as práticas que quiser, e deve sempre descansar se assim entender.
Expansão da Consciência e Libertação de Energia
Estes princípios – Expansão (Tanoti) e Libertação (Trayati) – são a origem etimológica da palavra Tantra.
Para que fique bem claro, convém referir que a filosofia e as práticas do Tantra que se vão abordar neste retiro nada têm que ver com o que muitas pessoas, por desinformação, associam ao termo Tantra (uma espécie de erotismo exótico em câmera lenta).
Convém também referir que não é um encontro de Tantra “tradicional”, que implicaria uma elaboração e um rigor de natureza iniciática que não são aplicáveis neste contexto. Especialmente porque conheci, participando pessoalmente em cerimónias e rituais tântricos, ao longo de 12 anos de viagens regulares à Índia, e explorei inúmeras práticas num contexto pessoal ao longo do meu caminho, não tenho a ingenuidade nem a presunção de apresentar este retiro como um ritual de Tantra tradicional, mas sim como uma aplicação dos princípios orientadores desta filosofia no Yoga e na Vida, apontando a possibilidade de cada ação que executamos ser um acto artístico, que nos faça Expandir a nossa atenção e Libertar o potencial criativo de cada processo que nos envolva. Porque é isto que precisamos no mundo atual, tanto a nível individual como global: passar da reação à criação, deixar de reagir passivamente ao que nos acontece e começar a agir de forma criativa perante cada acontecimento; e dar passos concretos nos caminhos que nos levam a essa transformação.
Resumidamente, exploraremos a aplicação destes princípios: Expansão da Consciência e Libertação de Energia, como linhas orientadoras das práticas que vamos partilhar no retiro, por exemplo; no contexto da prática de asana vamos elevar a utilização da respiração no asana para um patamar, em que a Consciência d@ praticante realmente Expande através da integração de técnicas e ferramentas que levam a que a sua Energia se Liberte de uma forma clara, experiencial e não apenas teórica.
Vamos aprofundar a utilização das principais instrumentos do Tantra (Mantra, Yantra e Mandala) no contexto da prática de Yoga e na exploração da Meditação.
Mantras são ferramentas sonoras, Yantras são ferramentas visuais e Mandalas são experiências contemplativas de integração visionária de sons, formas e outros princípios da Consciência.
É esta a proposta, em boa companhia, fruir a natureza e o belíssimo espaço da Quinta S. José dos Montes, e no fundo… como diz o poeta Vinicius de Moraes, vamos Celebrar a Vida como “Arte do Encontro”.